segunda-feira, 28 de maio de 2012

USC ORGANIZA PASSEIO ALDEIAS HISTÓRICAS PIÓDÃO, BELMONTE E SORTELHA


Aldeias Históricas
Piódão, Belmonte e Sortelha

15 e 16 Junho de 2012

Especialmente elaborada para a 
UNIVERSIDADE SÉNIOR CONTEMPORÂNEA

 

LUGARES LIMITADOS  | INSCRIÇÕES ATÉ 10 MAIO

 Programa da viagem

15 JUN (Sex.) - PORTO / PIÓDÃO / BELMONTE
Comparência junto às instalação da USC (Rua Nova do Tronco), em hora a informar, e saída em direcção à primeira aldeia histórica que visitaremos, Piódão. É no Concelho de Arganil, no interior do país, que encontramos esta aldeia que surge implantada sobre uma encosta da Serra de Açor. A localização em escarpa abrupta e o seu traçado sinuoso fizeram-na, não só ser classificada como Imóvel de Interesse Público, como receber o galo de prata atribuído à “Aldeia mais típica de Portugal”. Povoado de fundação medieval, a aldeia é também reconhecida pela sua disposição em anfiteatro, pelo casario de xisto e pelo excelente estado de conservação em que se encontra. Chegada e visita a pé deste núcleo histórico, onde destacamos a Igreja Matriz de Santa Maria, templo reformulado nos séculos XVIII e XIX, cuja fachada se destaca pela mancha de cor com que está caiada e pelas interessantes torres cilíndricas que rematam com cones e a visita à Capela de São Pedro. Vale a pena um passeio pelas labirínticas ruelas cheias de casario.
Almoço em restaurante local. De tarde visita ao Núcleo Museológico de Piódão (entrada incluída), um espaço que permite reviver o passado da aldeia e a sua herança identitária.  No final, breve tempo livre e continuação da viagem para Belmonte, onde deveremos chegar ao final da tarde. Chegada a Belmonte, instalação no hotel, jantar e alojamento.

16 JUN (Sáb.) - BELMONTE / SORTELHA / PORTO
Após o pequeno-almoço, saída do hotel para visita a outra das interessantes aldeias históricas da região. Situada nas faldas da Serra da Estrela, Belmonte é visita obrigatória no âmbito das aldeias históricas e é conhecida por ser terra de judeus e de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil. A história da comunidade judaica de Belmonte prende-se com a conversão forçada de finais do século XV e com o estabelecimento da Inquisição no século XVI.  Aqui surge um caso de cripto judaísmo, numa comunidade que se refugiou em Belmonte e que ocultou as suas raízes e tradições. Sinais dessa comunidade são a sinagoga, a judiaria e o Museu Judaico (entrada incluída). A nossa visita contemplará também a Igreja de Santiago e o anexo Panteão dos Cabrais (entrada incluída), conjunto classificado como Monumento Nacional. A Igreja, de traça românica e gótica, foi matriz até ao século XX, tendo-lhe sido anexada, no século XIV, a Capela dos Cabrais, que seria reformulada posteriormente. Na paisagem de Belmonte destacamos ainda o Castelo (entrada incluída), de traçado ovalado irregular, com torre de menagem e outros corpos anexados ao longo dos séculos. Visitaremos ainda o Museu dos Descobrimentos, o Museu do Azeite e o Eco Museu do Zêzere (entradas incluídas).

No final da visita, saída para Sortelha, a última aldeia histórica que visitaremos. Chegada e almoço em restaurante local.
Vila fronteiriça de fundação medieval, Sortelha possui uma malha urbana dos séculos XIII e XIV, organizada em função de uma necessidade de defesa militar e do seu castelo sobranceiro. Passados tantos séculos, e desaparecidas as necessidades de defesa, a aldeia mantém a sua configuração inicial assente num terreno acidentado que viria a afastar, nos séculos seguintes, a fixação de população dentro das suas muralhas e a projectou para os arrabaldes. Faremos um breve passeio que percorrerá o centro histórico que, abraçado pelas muralhas, engloba o castelo, a igreja matriz, o pelourinho e a antiga casa da Câmara.
No final deste passeio, início da viagem de regresso ao Porto, onde deveremos chegar ao final do dia.
Fim da Viagem

Quarto duplo (mínimo de 31 participantes)            ....................................................             170,00 €
Suplemento para Quarto Individual                          ....................................................                25,00 €









Nenhum comentário: