terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Já se encontra disponível o novo número da Revista "Fogo Lilás" publicação criada no âmbito da Disciplina de Escrita Criativa.



Já se encontra disponível a edição nº 7 da Revista Fogo-Lilás, criada exclusivamente pelos alunos da disciplina de Escrita Criativa da USC, liderados pelo Professor Hugo Nascimento Veloso.
Pode adquirir a Revista Fogo-Lilás no Gabinete da Direcção da USC ou junto dos alunos de Escrita Criativa. Boa leitura! 

"Fogo Lilás é o nome da revista dos alunos e professor da disciplina de Escrita Criativa da USC.
Esta publicação é levada até si por Alice Guerra, Manuel Lucas, Manuela Vasconcelos,
Maria Rosa Poças e pelo Professor Hugo Veloso.

O FOGO simboliza Vida, numa simbologia que vem já da Grécia antiga. A cor lilás é a cor que, a nosso ver, melhor simboliza a etapa sénior da vida.
A junção destes 2 conceitos origina um terceiro: FOGO LILÁS, aquela chama que arde no centro de uma labareda, a última a apagar-se.

Sabendo que nem só de pão vive o Homem (este projecto prova-o), a verdade é que certos alimentos bem confeccionados incrementam o gosto pela vida. Como tal, uma das rubricas que não poderia faltar, diz respeito a receitas gastronómicas.
Na mesma linha de raciocínio, o humor: dispõe bem, desbloqueia e aproxima as pessoas, e uma boa risada é óptima para a saúde.
O gosto pela escrita e pela língua portuguesa originou com naturalidade uma rubrica denominada ‘’Sem papas na língua’’, onde se analisam erros gramaticais e outras questões que tais.

Sendo todos os elementos que levam até si esta revista apreciadores de Poesia, surgiu a ideia de uma página de divulgação desta forma de arte literária.
Falando em formas de arte, o diálogo entre elas tem, ao longo do tempo, dado resultados frutuosos; assim, temos uma página em que imagens são alvo de um comentário literário.

Histórias do quotidiano, esse quotidiano que a espaços tem momentos de VIDA (assim mesmo, com maiúsculas), serão relatadas na forma de acontecimentos, sensações e emoções que residem na chamada ‘espuma dos dias’.
Crenças, tradições, curiosidades e afins, fazem parte de uma bagagem cultural e emocional da qual os seniores são peças fundamentais no processo de transmissão e permanência.

E claro, as memórias, um dos mais ricos patrimónios das pessoas que há mais tempo por aqui andam, terão o seu espaço privilegiado.
Para acabar, uma referência à secção das notícias, onde serão divulgados apontamentos das actividades levadas a cabo por alunos e professor.

E agora é esperar que a revista se cozinhe em lume não muito brando, fazendo jus ao rumo ascendente que o fogo toma.

                                                                              Professor Hugo Nascimento Veloso


2 comentários:

Anônimo disse...

Genial post and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.

Anônimo disse...

Well I agree but I dream the collection should secure more info then it has.