sábado, 31 de maio de 2008
JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL O ÁLBUM FOTOGRÁFICO DA SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO III ANIVERSÁRIO DA USC
Foram várias as iniciativas que marcaram o III Aniversário da USC. A participação do Coro da USC no programa Contacto, da SIC, a Exposição de Fotografia de Porfírio Mendes da Silva e Tomé Afonso na Casa da Cultura de Paranhos, o Passeio ao Parque Biológio de Gaia ficam desta forma na recordação de um ano inesquecível. A Sessão de Encerramento das Festividades serviu como mote para apresentar mais um projecto, a Revista Actual Sénior, apadrinhar o novo livro da aluna Manuela Vasconcelos, uma dança pelo casal Eduarda e Francisco Motas ver actuar as turmas de Poesia, de Lendas e Provérbios, e para terminar com chave de ouro, a actuação do Coro da USC
terça-feira, 27 de maio de 2008
Já se encontra disponível o álbum fotográfico da Inauguração da Exposição de Fotografia dos Alunos Porfírio Silva e Tomé Afonso
Clique aqui para ver as fotos de mais uma iniciativa USC
segunda-feira, 26 de maio de 2008
domingo, 25 de maio de 2008
AGORA JÁ PODE OUVIR A REPORTAGEM REALIZADA PELA RÁDIO RENASCENÇA SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE A USC DESENVOLVEU NA CASA DA CULTURA DE PARANHOS
A USC está em grande! Depois da participação da Direcção e do Coro da USC no programa "Contacto", da SIC, desta feita recebemos a visita da Rádio Renascença nas nossas instalações.
Entrevista
Esta
A reportagem da Rádio Renascença
Clique aqui para ouvir ou guardar a reportagem de rádio em mp3
PORFÍRIO MENDES DA SILVA ESCREVE SOBRE O PASSEIO AO PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA
Naquela amena tarde de dezasseis de Maio, o grupinho das sextas juntou-se à entrada da USC e, nos lugares disponíveis dos carros de uns e outros, lá fomos em debandada até Avintes, Vila nova de Gaia, para uma visita ao Parque Biológico, onde chegamos cerca das 15:30.
Como sempre, éramos “capitaneados”pelos nossos dois directores, que constantemente, tiveram o cuidado de velar para que todo o grupo se mantivesse completo e seguro.
Depois de uma notória pausa no hall/bilheteira do Parque, e acompanhados de dois guias – um de cada sexo – iniciamos a visita que se iria prolongar por mais de duas longas horas.
Devo aqui dizer que para os mais “ anosos e menos rodados”, aquela digressão de duas horas e meia para percorrer 3000 metros, não foi muito fácil.
Salvou-nos o facto de o Parque ter realmente muito que ver e isso amenizou de certo modo o nosso cansaço.
Pudemos observar, o “entusiasmo” de alguns machos e, de um modo geral, milhafres, abutres e galinholas, flamingos e outros coloridos pernaltas, faisões, vários pássaros, passarinhos e passarões, cabras veados e outros ungulados, patos cisnes e gansos. Alguns répteis, e até castores e doninhas. E ainda um javali, que alguém do grupo afirmava ser fêmea.
E, apesar de àquela hora muitos dos “residentes” ainda estarem a fazer a sua sesta, pudemos ver muita e variada bicharada.
Enfim, um bem recheado parque biológico, abrigado sob compacta e variada vegetação, devidamente catalogada, e onde não faltava uma bem tratada ramada e uma bela horta, com repolhos, grelos nabos e tudo.
Nem sequer faltou a cristalina “levada” que nas tardes de sábado fazia mover o moinho de onde sairia a farinha para a cozedura da afamada broa de Avintes.
E o Sebastião, o único residente permanente do moinho, que por nada fazer
a não ser comer e dormir,”porcalhão”, pesava já algumas dez arrobas?
Mas, abençoados, e bem abençoados, foram os ripados bancos de madeira existentes em cada abrigo de observação, onde todos fizemos ricas pausas…
Todos gostaram muito do que viram, mas todos respiraram de alívio quando regressamos à base e nos sentamos na esplanada à volta de uma gostosa sandes mista e da bebida com que cada um se quis dessedentar.
Alguns, poucos, preferiram lamber um delicioso sorvete e, dois ou três, para manter o prestígio e a linha optaram por um chá verde, acompanhado por uma bolachinhas.
Uma vez mais, parabéns aos Directores.
Tudo decorreu com a habitual normalidade.
Para quê referir aqui, pequenas niquices sem importância?
Elas, são o sal das nossas passeatas de sexta – feira!...
Maio de 2008
terça-feira, 20 de maio de 2008
GALERIA VIRTUAL DE PINTURA COM NOVAS OBRAS
A Discplina de Pintura, leccionada pela Prof. Ana Velasquez tem produzido, ao longo do ano, obras plásticas de grande relevo, e os últimos quadros já se encontram disponíveis na Galeria Virtual de Pintura da USC.
Clique aqui para conhcer as obras de arte dos alunos de pintura da USC
Já se encontra disponível o álbum fotográfico do Passeio ao Parque Biológico
Já se encontra disponível o álbum fotográfico do Passeio ao Parque Biológico
de Gaia.
Clique aqui para ver as fotos de mais uma iniciativa USC
segunda-feira, 19 de maio de 2008
PASSEIO USC RÉGUA-INSTITUTO VINHO DO PORTO
Passeio de Barco até à Régua, com visita ao Instituto do Vinho do Porto e Degustação de Vinhos
- Dia 13 de Junho de 2008
- Concentração no Cais da Estiva (Ribeira, Porto) às 9h 30
- Inclui viagem de Barco (ida) e de Comboio (volta), SEguro de Viagem, Almoço a Bordo, Visita ao Instituto do Vinho do Porto, Degustação de Vinhos
Aberto a Alunos, Professores e Acompanhantes
sexta-feira, 16 de maio de 2008
RÁDIO RENASCENÇA REALIZA REPORTAGEM SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE A USC IRÁ DESENVOLVER NA CASA DA CULTURA DE PARANHOS
A USC está em grande! Depois da participação da Direcção e do Coro da USC no programa "Contacto", da SIC, desta feita recebemos a visita da Rádio Renascença nas nossas instalações.
Entrevista
Esta
A reportagem da Rádio Renascença
Clique aqui para ouvir ou guardar a reportagem de rádio em mp3
Clique aqui para ver as fotos da entrevista
quinta-feira, 15 de maio de 2008
1º VÍDEO DA ACTUAÇÃO DO CORO DA USC NO PROGRAMA CONTACTO DA SIC
Foi no dia nove de Maio de 2008 que a Universidade Sénior Contemporânea participou, com o Coro e com a presença dos Directores da instituição, no programa "Contacto", produzido em directo pela produtora de conteúdos ComunicaSom, apresentado por Rita Ferro Rodrigues e e Nuno Graciano, e que vai para o ar de segunda a sexta-feira no canal de televisão SIC. Esta participação estava incluída no Programa de Iniciativas do III Aniversário da USC. Foi uma experiência inesquecível para os 22 elementos do Coro da USC e para a maestrina Marta Cunha.
O grupo teve ainda oportunidade de conhecer algumas das caras mais conhecidas do mundo da televisão (Nuno Graciano, Rita Ferro Rodrigues, Fátima Lopes, Carlos Cunha, José Castelo Branco) e de ver "por dentro" como se prepara e executa um programa de televisão em directo.
Num misto de convívio e bom humor, o Coro da USC mostrou ao país e ao mundo (porque este programa é transmitido também na SIC Internacional) o excelente trabalho que tem vindo a construir, cotando-se como uma das bandeiras da Universidade Sénior Contemporânea no seu papel cada mais activo na sociedade.
CLIQUE AQUI para ver também as fotos desta iniciativa
quarta-feira, 14 de maio de 2008
PORFÍRIO MENDES DA SILVA ESCREVE SOBRE ACTUAÇÃO DO CORO NO PROGRAMA "CONTACTO" DA SIC
O Decano da USC também é membro do Coro da Universidade Sénior Contemporânea.
Leia o texto de Porfírio Mendes da Silva sobre a participação do Coro da USC no programa "Contacto", da SIC.
Um passeio alegre
Depois, aberta uma caixinha azul pôs, com a pontinha do indicador direito, uma pitadinha leitosa em cada face.
Lenta e suavemente massajou as faces.
Depois da base, com um pompom, aplicou o rouge e rematou, colorindo ligeiramente cada pálpebra de azul pálido.
Languidamente e de olhos semicerrados, remirou-se; e esfregando os rubros lábios, sorriu.
Estava bela.
Depois, por razões operacionais, a data para a apresentação, em directo, foi alterada para o dia 9.
Assim, neste dia, num repleto autocarro de 25 lugares, lá fomos nós.
Em alegre galhofeira, mais parecíamos um grupo de adolescentes a caminho de uma visita ao jardim zoológico.
Para além dos 22 membros do grupo coral, que incluía a maestrina, seguiram connosco a doutora Marta e o seu marido, o professor Artur, responsáveis máximos da USC.
O companheiro Afonso Tomé, acompanhava-nos como responsável pela captação de imagens fotográficas.
Foi uma festa.
Recitou-se, cantou-se, contaram-se anedotas e algumas, com mais nervo, até tentaram um pezinho de dança no exíguo corredor do autocarro.
Alguns, muito poucos, preferiram cerrar os olhos e deixar a mente divagar.
Mais raro ainda, houve quem, para matar saudades, cochichasse com a companheira do lado.
Em plena festa rolante, as bexigas manifestaram-se e, em Pombal, todos se apressaram a descarregá-las, e só depois trataram de aconchegar os estômagos para aguentar a longa pausa que se iria seguir.
É que o início da audição estava marcado para as 14 horas e já eram 11 e tal e ainda tínhamos 150 kls para percorrer.
Foram prudentes os que se alimentaram, pois os relógios já indicavam as 13 e 20, quando paramos em frente da “COMUNICASOM”.
Por isso, ali mesmo, em restaurantes vizinhos, todos comeram uma apressada bucha e, como obedientes alunos que todos nos esforçávamos por ser, quando o ponteiro menor dos relógios cavalgava as duas horas, já todo o grupo esperava junto à porta da produtora.
Entretanto, instalações adequadas, foram postas à nossa disposição e os 25 membros foram-se alapando pelos lugares vagos nos sofás existentes no enorme corredor, que servia de “ serve-te a ti mesmo” e de sala de espera.
Alguns orfeonistas, cerca de meia dúzia, optaram por se instalarem no camarim dos artistas onde, sobre o balcão, atentas ajudantes haviam colocado bebidas e frutas.
Algumas senhoras, vivendo, quiçá, um raro e inesquecível momento, frente ao grande espelho, avivaram o rubro dos seus lábios e o rosa das suas faces.
Para além da Rita Ferro e do careca Graciano, pudemos ver o brasileiro Aguinaldo Silva, estrelas de telenovelas brasileiras e outras figuras do nosso quotidiano televisivo, mas o ponto mais alto foi a aparição do multifacetado Castelo Branco, que mereceu de algumas das nossas companheiras e fugazes estrelas, pedidos de autógrafos.
E não deixou de acontecer o insólito quando uma empregada da produtora pretendeu e, calorosamente, conseguiu abraçar e beijar o Decano do grupo.
Depois de dois breves ensaios, aconteceu a nossa exibição definitiva, com a
execução do “milho verde, milho verde” que recebeu dos espectadores presentes uma calorosa salva de palmas.
Após brevíssima pausa, seguiu-se o “ Ó coleocó” que mereceu nova e mais calorosa salva de palmas. Nós, rendidos pelo entusiasmo, pagamos as palmas com as nossas mais reverentes vénias
No remate da nossa exibição, surgiu junto de nós a apresentadora Rita Ferro, que solicitou a presença no tablado, do representante da USC, Professor Artur Santos que, emotivamente, referiu a acção interessante da Universidade Sénior Contemporânea, e da invejável qualidade dos seus alunos.
Cerca das 18,30 arrancamos em direcção ao Porto, com a indicação de que faríamos um ligeira paragem em Pombal, para desaguar, e para papar o lanche que nos fora oferecido, enquanto o condutor aproveitaria para reabastecer o depósito de combustível da viatura.
A festa da manhã foi retomada.
Porventura talvez devido ao êxito da nossa coral actuação, o entusiasmo no regresso, não foi menor do que pela manhã,
Antes pelo contrário.
A alguns de nós, pareceu-nos haver mais fôlego.
Achávamos até que isso acontecia, com pena da digressão estar a acabar…
Pouco passava das 22:30 quando parámos frente à USC.
E; saldados que foram os beijos e os abraços, aconteceu o regresso ao lar, depois da clássica despedida, “ até segunda feira”…
Foi um passeio alegre…
Porfírio Mendes da Silva
Maio/ 2008
domingo, 11 de maio de 2008
PARTICIPAÇÃO DO CORO DA USC NO PROGRAMA CONTACTO DA SIC FOI UM ÊXITO E UMA EXPERIÉNCIA INESQUECÍVEL
O grupo teve ainda oportunidade de conhecer algumas das caras mais conhecidas do mundo da televisão (Nuno Graciano, Rita Ferro Rodrigues, Fátima Lopes, Carlos Cunha, José Castelo Branco) e de ver "por dentro" como se prepara e executa um programa de televisão em directo.
Num misto de convívio e bom humor, o Coro da USC mostrou ao país e ao mundo (porque este programa é transmitido também na SIC Internacional) o excelente trabalho que tem vindo a construir, cotando-se como uma das bandeiras da Universidade Sénior Contemporânea no seu papel cada mais activo na sociedade.
CLIQUE AQUI para ver as fotos desta iniciativa
Veja abaixo os dois vídeos da actuação (Clique em |> play no centro do vídeo)
Vídeo 1 (trecho do programa Contacto, da SIC)
Vídeo 2 (Montagem das Fotos da Actuação do Coro)
quarta-feira, 7 de maio de 2008
III ANIVERSÁRIO DA USC
Programa de Inicitivas do III Aniversário da Universidade Sénior Contemporânea
9 de Maio - Participação do Coro da USC
no Programa “Contacto”, da SIC
16 de Maio - 15h
Passeio Convívio
Parque Biológico de V.N. de Gaia
26 de Maio- 10h
Inauguração da
Exposição de Fotografia dos Alunos
Porfírio Mendes da Silva (Sokfikis)
e A. Afonso
Exposição patente de 26 a 31 de Maio
na Casa da Cultura de Paranhos
30 de Maio - 15h
Apresenteação do 1º Número
da Revista Actual Sénior
Apresentação do Livro de Contos Infantis,
da aluna Manuela Sárria Vasconcelos
Actuação da Turma de Poesia
e do Coro da USC
Exposição de Fotografia “OLHARES A CORES”, dos alunos Porfírio Mendes da Silva (Sokfikis) e A. Afonso
A Universidade Sénior Contemporânea apresenta a exposição de Fotografia “OLHARES A CORES”, dos alunos Porfírio Mendes da Silva (Sokfikis) e A. Afonso. Esta é uma iniciativa inserida no Programa de Iniciativas do III Aniversário da USC.
Esta exposição estará patente na Casa da Cultura de Paranhos, do dia 26 a 31 de Maio, com a inauguração a 26 de Maio, pelas 10h na Casa da Cultura de Paranhos
Esta é uma iniciativa USC e Casa
da Cultura de Paranhos